quarta-feira, 30 de maio de 2012

Flame: a nova super-ciberarma


O Flame (Flamer/Skyper), um poderoso vírus de computador e talvez o mais sofisticado já descoberto entre todos, foi identificado no Irã pela empresa russa de segurança Kaspersky Lab. Outros vírus parecidos, o Stuxnet e o Duqu , também descobertos recentemente, foram considerados "bobinhos",  se comparados ao enorme poder ofensivo do Flame.

Especialistas consideram o Flame uma super-ciberarma, que tem a função de fazer espionagem virtual, com a coleta e envio de dados, incluindo a gravação de áudio e de telas do computador, entre outras coisas.

O worm.win32.flame é tem aproximadamente 20 MB, mas é considerado grande se comparado aos demais vírus de computador, normamente menores do que um 1 MB. Seu tamanho deve-se à complexidade da estrutura, constituída por vários módulos.

De acordo coma as informações divulgadas nesta semana, o código ou parte está na linguagem brasileira LUA , criada na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), no Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica da Universidade. Especialistas, no entanto, descartam que o vírus seja tupiniquim.

Nessa guerra, o Irã confirmou ter sido atacado com o Flame. De acordo com o The New York Times,  os computadores no Irã parecem ter sido infectados pelo vírus, que subtrai dados. Israel foi novamente acusado pela ofensiva.

O ministro israelense de Assuntos Estratégicos, Moshé Yaalon, alimentando as especulações, não disse que sim, não disse que não, mas justificou  o uso de poderosos vírus de computador como o Flame para conter a ameaça nuclear iraniana, informou a AFP.