quarta-feira, 20 de junho de 2012

Flame: Quem será o pai da criança?


Os Estados Unidos e Israel teriam desenvolvido o sofisticado vírus de computador conhecido como Flame, que passou a ser visto como a última novidade na guerra cibernética, informou o Washington Post em sua edição online.
O objetivo, segundo o jornal, foi utilizar o programa para retardar o desenvolvimento de armas nucleares por parte do Irã. O jornal disse que as informações foram confirmadas por fontes ocidentais.

O Flame (Flamer/Skyper), um poderoso vírus de computador é, talvez , o mais sofisticado já descoberto entre todos. Foi identificado no Irã pela empresa russa de segurança Kaspersky Lab. Outros vírus parecidos, o Stuxnet e o Duqu , também descobertos recentemente, foram considerados "bobinhos", se comparados ao enorme poder ofensivo do Flame.


Especialistas consideram o Flame uma super-ciberarma, que tem a função de fazer espionagem virtual, com a coleta e envio de dados, incluindo a gravação de áudio e de telas do computador, entre outras coisas.

O Flame foi projetado para fazer uma série de rotinas e é mascarado como se fosse algum tipo de atualização de rotina de um programa como os da Microsoft, disse o Washington Post.



Leia mais sobre o assunto:

Flame: a nova super-ciberarma

. U.S., Israel developed Flame computer virus to slow Iranian nuclear efforts, officials say

Pesquisadores encontram ligação entre os vírus Flame e Stuxnet

Vírus Flame é capaz de se apagar da máquina infectada