sábado, 16 de junho de 2012

Regulamentação na área de TI ajuda ou atrapalha?


O texto foi publicado no TIEspecialistas. O assunto é polêmico, mas vale refletir. Como sou jornalista, profissão que perdeu a regulamentação, mas briga para recuperá-la,  e  também tenho formação acadêmica na área de TI, apenas reproduzo aqui o texto muito interessante de autoria do Alexandre Fernandes, da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (FATEC)sobre o assunto. Segue o texto:

"Há alguns anos venho ouvindo teses e mais teses a respeito da regulamentação das profissões ligadas à área de TI. Existe uma grande controvérsia entre os próprios profissionais sobre os benefícios reais que uma regulamentação traria a todos. Muitos falam em rédeas do conhecimento e defendem o livre desempenho das funções na área de TI por qualquer um, outros, defendem a regulamentação com unhas e dentes.

O fato é que o mercado recebe todos os anos milhares de novos profissionais, alguns se capacitaram para exercer a profissão, outros atuam apenas no “feeling” e no conhecimento adquirido ao longo do tempo, são os autodidatas.
Todos nós somos essencialmente autodidatas, porque sem essa característica fundamental seria impossível atuar no mercado, é uma grande forma de progredir e se desenvolver pessoalmente, a curiosidade move o mundo tecnológico.

Por outro lado, acredito que uma organização mínima, subdivisões por áreas, graduação e representação social poderiam trazer grandes progressos para todos, pois entendo ser uma forma de acabar com a falsa sensação de que o profissional de TI atua em todos os ramos da área. Sabemos que não é verdade, mas, a sociedade leiga não".