terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Veículos de notícias hiperlocais e orientadas para nichos têm mais chances de sucesso

O Laboratório Nieman divulgou, no dia 15 de janeiro, sua pesquisa internacional sobre como o jornalismo digital é financiado nos EUA e na Europa.

Segundo o levantamento, veículos de notícias hiperlocais e orientadas para nichos têm mais chances de sucesso, preenchendo espaços abertos pela retração da mídia tradicional. A pesquisa apresenta estratégias usadas pelas publicações digitais, mas destaca que não há soluções mágicas para a queda no faturamento.

Apesar dos sistemas de cobrança pelo conteúdo online já implementados por diversos veículos tradicionais, a pesquisa mostra que a maioria das publicações digitais de notícias hiperlocais sobrevive principalmente de anúncios. Howard Owens, gerente do siteThe Batavian, até bateu de porta em porta em sua comunidade para conseguir anúncios, diz o relatório.
Embora o Laboratório Nieman tenha ficado desapontado com a prevalência de anúncios, o levantamento destaca ainda o possível crescimento na publicidade online nos próximos anos. O Poynter já ressaltou, inclusive, que que a publicidade online deve superar a nos meios impressos pela primeira vez em 2012.
O levantamento também apontou algumas fontes de recursos completamente novas, mas destacou combinações interessantes de modelos antigos.
Além disso, todas as organizações americanas ouvidas tinham equipes muito pequenas. As equipes são pequenas, mas representam muito no orçamento. Uma operação com um time de uma a três pessoas pode ser sustentável com um faturamento de entre 100 mil e 200 mil dólares por ano.
O levantamento também encoraja o empreendedorismo, lembrando que, muitas vezes, as equipes cuidam dos negócios e da parte editorial.
A pesquisa incluiu estudos de caso de 69 empresas em início de operação em nove países, durante 12 meses.
Leia o relatório completo aqui.

Fonte: Jornalismo nas Américas